top of page

Adolescência em terapia

Um espaço entre

Ao falar de adolescência, falamos de uma passagem: da infância à idade adulta. É um período em que o jovem está radicalmente desalojado de suas referências, de suas identificações, onde já não é mais a criança que sempre foi, já não pode se abrigar confortavelmente em tudo aquilo que sempre conheceu, mas tampouco é o adulto que deverá ser.

 

A pergunta "Quem sou eu?" sem impõe mais forte do que nunca, e também os pais e tutores irão se perguntar "Quem é você?", também eles terão dificuldades em vivenciar e compreender esse momento de passagem e separação, o que pode ser sofrido e exigir atenção.

Início do tratamento


Devemos ter cuidado com a crescente patologização e medicalização do sofrimento. Contudo, é verdade que a adolescência pode representar um tempo de crise que demande o cuidado profissional, e isso deve ser sempre avaliado em cada caso.

 

É frequente que a/o jovem chegue ao consultório através da queixa de intensas flutuações de humor, episódios de autoagressão, conflitos sociais e familiares, confusão, dificuldade nos estudos, angústias em relacionamentos, transtornos alimentares etc. Apesar do sofrimento, nem sempre a/o adolescente conseguirá demandar por uma análise, precisando do encaminhamento daqueles que estão na função de cuidado: pais, professores e tutores. Em outros casos, contudo, é o próprio adolescente quem busca a analista. A necessidade de participação dos cuidadores neste processo - em consultas, por exemplo - será sempre avaliada em cada caso.

 

Em consultório, observamos que os jovens se beneficiam desse espaço que lhes oferece um lugar para destinar suas inquietações, ajudando-lhes a dar contorno ao que se impõe de mais estranho e angustiante. A partir do processo psicoterapêutico e analítico, constroem recursos para atravessar essa fase de uma outra forma, não tão reféns das transformações que se impõem para eles, mas mais apropriados de si podendo, assim, deixar a infância, viver a adolescência e avançar até a idade adulta

Para mais questões e agendamento de consulta, fale comigo pelo whatsapp clicando aqui:

04d9fd4f42aa700d8e93e17d79405876.jpg

Giovanna
Madureira

Psicóloga Clínica

Psicanálise

CRP 05-56765

Atendimentos

. Tijuca, RJ

. Online, Brasil e exterior

 

​ 21 99984-9552

​​

  • Especialista em Psicologia e Clínica Médica (UFRJ)

  • Mestranda em Teoria Psicanalítica (UFRJ)

  • Psicóloga Clínica (UFRJ)

Trabalho desde 2015 com clínica de orientação psicanalítica, atuando em saúde mental e psiquiatria, em consultório, maternidade e hospitais de alta complexidade, atendendo jovens e adultos.

 

Atualmente atuo no Hospital Universiário Pedro Ernesto (UERJ) e em consultório particular.

SOBRE MIM

20240401_183129_edited.jpg
whatsapp2_edited.png

Giovanna
Madureira

Psicóloga Clínica

Psicanálise

CRP 05-56765

Atendimentos

. Tijuca, RJ

. Online, Brasil e exterior

 

​ 21 99984-9552

bottom of page